Como e por que avaliar os resultados dos seus projetos e-learning

Você já deve ter visto aqui no blog todas as etapas do Modelo ADDIE – Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação, sim? Hoje quero conversar com você sobre a Avaliação, a etapa mais negligenciada do modelo, por que você precisa avaliar os resultados dos seus projetos e-learning.

Em geral, depois que se implementa um projeto, entra um novo projeto e uma nova urgência… e lá se foi o tempo para avaliar os resultados do treinamento entregue.

Segundo o Panorama de Treinamento no Brasil 14ª edição, pesquisa realizada pela ABTD e pela Integração anualmente, em 2019 esses eram os dados acerca da Avaliação de Resultados:

68% das empresas respondentes aplicam Avaliação de Reação

26% das empresas respondentes aplicam Avaliação de Conhecimento

21% das empresas respondentes aplicam Avaliação de Transferência

7% das empresas respondentes aplicam Avaliação de Resultados – Impacto no Negócio

2% das empresas respondentes aplicam Avaliação de ROI

O mesmo relatório indica que o investimento anual em T&D é de R$1.100.524,00, em média, para empresas que têm entre 1001 e 5000 funcionários.

Vamos analisar colocar luz sobre esses números todos?

Se 26% das empresas testam o ganho de conhecimento após uma ação de treinamento, então posso considerar que para 26% do valor investido, posso argumentar com a board da empresa sobre o quanto valeu gastar R$286.136,24… mas para os outros R$814.387,76 a área de Treinamento não faz a menor ideia se o investimento trouxe algum retorno, ainda que em termos de aprendizagem.

Se olharmos para o Impacto no negócio, então podemos entender que não fazemos ideia do que aconteceu com o “investimento” de R$1.023,487,32 (93% do orçamento dos projetos).

Talvez eu esteja sendo muito dura na minha análise, provavelmente apenas parte desse budget é destinado a e-learning… mas em termos de proporção, realmente não acredito que a realidade esteja muito distante disso.

Em tempos de orçamento enxuto é imperativo que se dê valor à Avaliação de resultados de uma solução implementada e, no post de hoje, veremos que isso está além do gostei/não gostei do curso ou de quanto custou desenvolver o curso.

Como avaliar o resultado de projetos e-learning   

O Modelo de Avaliação mais utilizado é o do Donald Kirkpatrick, que propõe 4 etapas de avaliação:

  1. Reação
  2. Conhecimento
  3. Transferência
  4. Resultados

1.      Avaliação de Reação

Nesse primeiro nível de avaliação vamos detectar a percepção do aluno ao longo de sua experiência de aprendizagem. O objetivo é saber se o curso foi agradável, se veio no momento certo, se foi relevante, se o aluno aprendeu algo novo.

Geralmente essa avaliação – de reação ou de satisfação – fica no LMS e o aluno responde ao final do curso, de preferência antes da prova.

– quer saber porque? Comenta ali embaixo #ReacaoAntesDaProva –

É um questionário simples, o mais curto possível, de preenchimento obrigatório ou não e que seja fácil de tabular.

Mas sugiro que você inclua uma pergunta aberta para que o aluno possa se expressar e deixar seu comentário, caso deseje.

Ter essa pergunta vai te prover depoimento dos alunos que podem te ajudar a promover o curso em ações da Comunicação Interna.

2.      Avaliação de Conhecimento

É a Avaliação Somativa, aquela que mostra o ganho de conhecimento que o aluno alcançou no curso, o que ele aprendeu.

Um curso sem Avaliação de Conhecimento é um informativo apenas. #soanisincerona

Você pode fazer um pré-teste e depois uma avaliação pós-curso e comparar os resultados de antes e depois para comprovar a efetividade do treinamento em relação ao objetivo de aprendizagem proposto lá no Levantamento de Necessidades de Treinamento.

3.      Avaliação de Transferência

Nesse nível o que se observa é a aplicação do que foi aprendido no curso no posto de trabalho do aluno.

Uma das maneiras de fazer essa avaliação é a observação mesmo: um instrutor ou o próprio gestor, com um checklist, avalia a atuação do aluno após a conclusão do curso e mede seu desempenho, analisando os indicadores – de atendimento, por exemplo.

4.      Avaliação de Resultado

No último nível de avaliação, o que vamos medir é o impacto da solução de treinamento nos indicadores do negócio.

Claro que, para isso, esses indicadores devem ter sido discutidos lá na etapa de Análise do projeto.

Porque é importante avaliar o resultado de um curso online

. justificar o investimento – não só de dinheiro, mas também de energia e tempo da equipe envolvida.

. justificar o orçamento da área de treinamento on-line perante os investidores.

. garantir que a solução alcançou os objetivos de aprendizagem e de desempenho esperados.

. aprender com as falhas e ser cada vez mais assertivo nas próximas soluções.

. detectar outras necessidades de treinamento.

. justificar novas contratações ou a permanência de todos na equipe.

Bom, você chegou até aqui, então me diga: até onde sua empresa chega nos níveis de avaliação? Ou se você ainda não atua na área, qual seu palpite?

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