Como foram os meus 10 anos de carreira como Designer Instrucional

Há 10 anos eu iniciei oficialmente minha carreira como designer instrucional, pedi demissão de um cargo de coordenação em uma ONG e aceitei uma posição de nível Junior em um dos grandes players que nós temos no mercado.

A primeira transição de carreira: de administradora para designer instrucional

Não foi uma decisão fácil, pois eu já tinha mais de 30 anos e uma carreira na área administrativa – minha formação inicial é em Administração de Empresas – e ia tudo bem… mas eu tinha vivido algumas experiências com educação e percebi que meu lugar era ali.

Portanto, busquei alguns cursos e uma especialização de Design Instrucional – unir educação e tecnologia era um sonho!

Ser uma Designer Instrucional Júnior em idade sênior não foi fácil – salário baixo, poucas pessoas entendem que você sabe muito de algo e pouco de outra coisa, forte pressão para mostrar resultado em uma área desconhecida…Tinha ótimos feedbacks da minha gestora, mas não conseguia uma promoção e me sentia frustrada.

Aliado a isso eu queria conhecer mais do processo todo – como Júnior eu elaborava roteiro e não tinha muitas informações nem do antes e nem do depois. E processos são importantes para mim – lembra que sou administradora?

Comecei a buscar uma oportunidade que me permitisse “sentar do outro lado da mesa” e, em 2012 – mesmo ano em que fui ao show do Elvis Presley  pedi demissão dessa empresa e fui trabalhar na maior companhia área do país – ganhando 3 vezes mais.  🙂

Ali eu podia contemplar o processo inteirinho, conhecer o público-alvo, desenhar estratégias, implementar soluções, verificar resultados, além de conhecer muita gente interessante e comprometida de verdade com educação corporativa… foi incrível. Como eu aprendi ali!

Quanto mais eu trabalhava, mais sorte eu tinha!

Mais uma vez tive a sorte de ter uma gestora maravilhosa, que acreditou no meu potencial, e naquele mesmo ano eu estava fazendo uma viagem internacional para participar de um treinamento que me mostraria a grandiosidade daquela indústria.

Em 2013 fiz minha primeira palestra e aproveitei a oportunidade para falar sobre a importância de se ter Designers Instrucionais nos projetos de treinamento online. Nos dois anos seguintes palestrei nesse mesmo evento e em outros, falando sobre Gestão de Fornecedores e Gerenciamento Estratégico de Projetos.

Soani Vargas: designer instrucional com 10 anos de carreira

Em 2014 participei de um projeto de Tradutores nos aeroportos, conheci Manaus e pude ajudar turistas de fala espanhola durante a Copa do Mundo no Brasil.

10 anos de carreira como designer instrucional

Nos anos em que estive ali pude participar de projetos incríveis e de relevância para a indústria da aviação, tive dois projetos de e-learning homologados pela ANAC e iniciei um projeto com uso de realidade virtual quando ainda nem se falava desse tema (lá pelos idos de 2015/1), vi a empresa fusionar e participei ativamente de vários projetos de harmonização da cultura e da estratégia de treinamento das duas empresas, incluindo a troca do LMS.


Talvez tenham sido os 6 anos mais intensos da minha vida – inclusive porque tinha um bebê envolvido aí, o Rafa <3

Em 2017 fiz parte da Comissão Científica do CBTD – maior congresso de T&D da América Latina. Foi incrível participar da seleção de temas a serem apresentados no Congresso.

Comissão Científica do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento em 2017

A segunda transição: de designer instrucional para consultora

Já havia o meu coração o desejo de empreender e apoiar
outras pessoas naqueles processos todos que vivenciei…

Eu amava trabalhar com aquela equipe e, justamente por isso,
levei 2 anos para finalmente criar coragem e pedir demissão, abrindo mão do
cotidiano com aquelas mulheres maravilhosas que tanto me ensinaram – tenho uma
gratidão infinita, confesso que meus olhos se encheram de lágrimas agora.

E, então, em fevereiro de 2018 inicie um novo desafio: fundei a learnSPACE – nome inicial da minha primeira empresa de consultoria! 

Disponibilizei a primeira turma da Oficina de Roteiros para cursos online, palestrei, viajei para ministrar treinamentos em BH, Florianópolis, Brasília e São Luís do Maranhão. Lancei a Imersão em Design Instrucional. Conquistei clientes importantes.

Em 2019 participei de feiras e formações – Cultura de Aprendizagem, Gamification, Especialista em Educação Corporativa e Neurociência aplicada ao treinamento. 

Então, palestrei no CBTD pela segunda vez e foi incrível realizar esse sonho e gravar com alguns parceiros bem queridos.

10 anos de carreira como designer instrucional: segunda palestra no cbtd

Foram 10 anos nos quais vivi uma trajetória linda, intensa, cheia de desafios com muitas conquistas. Também errei muito, dei algumas cabeçadas… mas isso também me fez chegar aqui mais madura, mais consciente de quem sou e do que posso oferecer ao outro.

Acima de tudo, em 10 anos construí uma carreira como Designer Instrucional da qual me orgulho para caramba, começando de onde se deve começar, bem do início mesmo. Me sinto muito orgulhosa de mim e da pessoa que me tornei.

Escrever esse texto para você me permitiu reviver muitas das
emoções que vivi e foi uma delícia. Espero que você possa sentir, aí do outro lado, um pouco desse sentimento.

E você? Comenta aqui embaixo. Eu vou adorar saber como foram esses 10 anos para você!

  😉

2 Comentários

  1. Sabrina Garcia

    Admiro muito sua história, So!!!

    Responder
    • Soani Vargas

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + catorze =