Design no Modelo ADDIE: Como planejar uma solução de aprendizagem

O Modelo ADDIE é o processo de Design Instrucional mais utilizado para a produção de e-learnings, por isso, neste artigo, vamos falar sobre a segunda fase (e primeiro D): o Design no Modelo ADDIE.

Caso esteja se perguntando sobre a primeira fase, é só clicar aqui e ler o artigo completo sobre os 7 pontos da fase de Análise.

Voltando ao tema: design não tem a ver com desenho, como muitas vezes é traduzido. A Prof. Vani Kenski explica isso muito bem na introdução do seu livro Design Instrucional para cursos on-line ao falar sobre o Design Instrucional, e aqui se aplica o mesmo:

 “…foi no idioma inglês que [design] ganhou o sentido atual – que é o processo de dar origem e desenvolver um projeto em todas as suas fases e especificidades.

Assim, estamos falando de design como um processo de idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de algo direcionado para o uso. Essa é uma atividade estratégica, técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou um objetivo, ou para a solução de um problema.”

Muito bem dito! Muito amor pela Vani  ❤

Ilustração do artigo "Design no Modelo ADDIE"
imagem freepik

Isto posto, vamos ao primeiro D, o Design no ADDIE

Depois de haver coletado todas as informações necessárias na etapa de Análise e elaborada a proposta de solução educacional, estamos prontos para seguir com o planejamento da solução.

Os objetivos desta etapa são:

  • definir a estrutura do curso
  • selecionar a melhor estratégia de aprendizagem
  • determinar o melhor formato de avaliação do aluno.

Estrutura do curso

Sequência de abordagem do conteúdo e construção do conhecimento

É muito importante que o conteudista ou o especialista no tema apoie o DI na seleção dos tópicos que serão abordados e como será o encadeamento dos temas. Muitas vezes, o designer instrucional propõe uma estrutura e ela será validada depois, quando acontecer a validação do roteiro… pode ser também, mas você ganha tempo lá na frente se ele te ajudar nessa definição logo de cara.

Estratégia de aprendizagem

Abordagem e formato utilizado

Aqui você deve considerar o perfil do público (por isso fez tantas perguntas lá atrás na Análise) para determinar a melhor forma de alcançar essas pessoas.

Algumas sugestões:

e-Learning: solução mais tradicional, mas que pode ter diferentes níveis de complexidade.

micro-Learning: antes eram chamadas de pílulas de conhecimento, daí rolou um raio gourmetizador e virou micro-learning; conhecimento mais compactado, bacana para passar informações de maneira rápida para alunos que têm pouco tempo ou estão sempre em trânsito, como vendedores ou propagandistas, por exemplo.

vídeo-Learning: solução em vídeo, bacana para mostrar procedimentos mais complexos,  difíceis de visualizar em uma descrição.

Enfim, a ideia desse post não é descrever soluções… mas deu para captar a ideia, sim? Em outra oportunidade entro nesse tema.

E aqui tem uma tarefa muito legal: escolher a “cara” do curso (é usado um documento chamado Proposta de Identidade Visual): tem personagem? Como serão as ilustrações? Qual o traço (cartoon, realista, HQ…)? Usaremos fotos? Haverá aplicação de ilustração nas fotos?

E também é hora de definir como será a comunicação com o aluno: mais técnica, informal, voz passiva, inclusiva, se é necessário ter locução, se haverá tutor etc.

Avaliação

Medir o ganho de conhecimento

Existe uma discussão sobre o momento de elaborar a avaliação/prova do curso: se no início do processo, quando fazemos o roteiro, ou lá no final, quando o curso está validado. Penso que não há um certo ou errado nesse caso.

Se o conteúdo está “redondo”, é melhor entregar para validação junto com o roteiro; se o conteúdo ainda está um pouco nebuloso, deixa para fazer depois da validação do curso, quando todos os ajustes já tiverem sido feitos, e poupa retrabalho, está bem?

O importante é que a avaliação aponte para os objetivos de aprendizagem do curso.

De qualquer maneira, a Avaliação do Conhecimento faz parte do Design no ADDIE.

O principal resultado dessa fase é o roteiro do curso, ou storyboard como também é chamado, e que será a base para a próxima etapa, a de Desenvolvimento.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + quinze =