O Modelo ADDIE é o processo de Design Instrucional mais utilizado para a produção de e-learnings, por isso, neste artigo, vamos falar sobre a segunda fase (e primeiro D): o Design no Modelo ADDIE.
Caso esteja se perguntando sobre a primeira fase, é só clicar aqui e ler o artigo completo sobre os 7 pontos da fase de Análise.
Voltando ao tema: design não tem a ver com desenho, como muitas vezes é traduzido. A Prof. Vani Kenski explica isso muito bem na introdução do seu livro Design Instrucional para cursos on-line ao falar sobre o Design Instrucional, e aqui se aplica o mesmo:
“…foi no idioma inglês que [design] ganhou o sentido atual – que é o processo de dar origem e desenvolver um projeto em todas as suas fases e especificidades.
…
Assim, estamos falando de design como um processo de idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de algo direcionado para o uso. Essa é uma atividade estratégica, técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou um objetivo, ou para a solução de um problema.”
Muito bem dito! Muito amor pela Vani ❤
Isto posto, vamos ao primeiro D, o Design no ADDIE
Depois de haver coletado todas as informações necessárias na etapa de Análise e elaborada a proposta de solução educacional, estamos prontos para seguir com o planejamento da solução.
Os objetivos desta etapa são:
- definir a estrutura do curso
- selecionar a melhor estratégia de aprendizagem
- determinar o melhor formato de avaliação do aluno.
Estrutura do curso
Sequência de abordagem do conteúdo e construção do conhecimento
É muito importante que o conteudista ou o especialista no tema apoie o DI na seleção dos tópicos que serão abordados e como será o encadeamento dos temas. Muitas vezes, o designer instrucional propõe uma estrutura e ela será validada depois, quando acontecer a validação do roteiro… pode ser também, mas você ganha tempo lá na frente se ele te ajudar nessa definição logo de cara.
Estratégia de aprendizagem
Abordagem e formato utilizado
Aqui você deve considerar o perfil do público (por isso fez tantas perguntas lá atrás na Análise) para determinar a melhor forma de alcançar essas pessoas.
Algumas sugestões:
e-Learning: solução mais tradicional, mas que pode ter diferentes níveis de complexidade.
micro-Learning: antes eram chamadas de pílulas de conhecimento, daí rolou um raio gourmetizador e virou micro-learning; conhecimento mais compactado, bacana para passar informações de maneira rápida para alunos que têm pouco tempo ou estão sempre em trânsito, como vendedores ou propagandistas, por exemplo.
vídeo-Learning: solução em vídeo, bacana para mostrar procedimentos mais complexos, difíceis de visualizar em uma descrição.
Enfim, a ideia desse post não é descrever soluções… mas deu para captar a ideia, sim? Em outra oportunidade entro nesse tema.
E aqui tem uma tarefa muito legal: escolher a “cara” do curso (é usado um documento chamado Proposta de Identidade Visual): tem personagem? Como serão as ilustrações? Qual o traço (cartoon, realista, HQ…)? Usaremos fotos? Haverá aplicação de ilustração nas fotos?
E também é hora de definir como será a comunicação com o aluno: mais técnica, informal, voz passiva, inclusiva, se é necessário ter locução, se haverá tutor etc.
Avaliação
Medir o ganho de conhecimento
Existe uma discussão sobre o momento de elaborar a avaliação/prova do curso: se no início do processo, quando fazemos o roteiro, ou lá no final, quando o curso está validado. Penso que não há um certo ou errado nesse caso.
Se o conteúdo está “redondo”, é melhor entregar para validação junto com o roteiro; se o conteúdo ainda está um pouco nebuloso, deixa para fazer depois da validação do curso, quando todos os ajustes já tiverem sido feitos, e poupa retrabalho, está bem?
O importante é que a avaliação aponte para os objetivos de aprendizagem do curso.
De qualquer maneira, a Avaliação do Conhecimento faz parte do Design no ADDIE.
O principal resultado dessa fase é o roteiro do curso, ou storyboard como também é chamado, e que será a base para a próxima etapa, a de Desenvolvimento.
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