Equipe de produção de um e-learning: conheça os 8 atores envolvidos

O desenvolvimento de um curso on-line envolve muitas áreas de conhecimentos; algumas vezes muito desse trabalho está concentrado no DI, em outros casos é necessário o trabalho de toda uma equipe, com diferentes expertises. Neste post trago os principais atores envolvidos na equipe de produção de um e-learning.

Equipe de produção de um e-learning: conheça os 8 atores envolvidos
Foto by Freepik

A equipe de produção de um e-learning

A produção de um curso on-line pode envolver até 8 pessoas com papeis distintos. A seguir, você vai conhecer um pouco sobre o que cada um deles faz:

Gerente de Projetos

O GP é o responsável por garantir que o projeto está andando de acordo com o combinado, que nada fugiu do escopo, distribuindo as informações, acompanhando cronograma e entregas. Quando surgir um problema, o GP é o primeiro a sinalizar e comunicar a equipe, buscando soluções efetivas.

É o guardião do escopo, orçamento e cronograma.

Sim, o DI pode eventualmente assumir esse papel.

Alguns super poderes: proatividade, comunicação, negociação

Designer Instrucional

O Designer Instrucional está focado na solução de capacitação, em prover a melhor experiência de aprendizagem, seja elaborando o roteiro do curso ou avançando para o desenvolvimento com o uso de ferramentas de autoria.

Alguns super poderes: comunicação, design instrucional, criatividade

Conteudista

Esse é o “dono” do conteúdo e vai trabalhar muito próximo ao DI, definindo objetivos de aprendizagem e os temas-chave que serão estudados.

Alguns super poderes: conteúdo, comunicação, especialista no tema

Ilustrador

Cria ilustrações que apoiarão o processo de ensino-aprendizagem (cenários, personagens, ícones, objetos…); essas ilustras podem ter vários traços de acordo com o perfil do público-alvo do curso, podem ser cartoons, realistas, técnicas e tudo o mais que a imaginação (e o orçamento) permitir.

Alguns super poderes: criatividade, senso estético

Designer de Interface / de Interação

É o responsável por dar vida ao que foi desenhado no roteiro utilizando softwares específicos, desenvolvendo as animações e deixando o curso o mais amigável possível em termos de navegação.

Alguns super poderes: atenção aos detalhes, propor soluções criativas

Designer Gráfico ou Web Designer

Essa pessoa vai pensar e viabilizar a identidade gráfica do projeto observando padrões de comunicação e estilo de acordo com o Manual da Marca da empresa cliente.

Alguns super poderes:   criatividade, senso estético

Programador

Realiza programações mais complexas de telas e exercícios e/ou fecha o pacote SCORM.

Alguns super poderes: atenção aos detalhes, concentração

Quality assurance

O QA vem para garantir uma entrega de qualidade, testando todo o curso, sua navegabilidade, sua ortografia e sua coerência. Pode atuar em diferentes etapas do desenvolvimento (na criação do roteiro, no link de teste, na versão final do curso…)

Alguns super poderes: atenção aos detalhes, comunicação

É preciso muita sinergia e comprometimento para a entrega de um e-learning, e isso faz com que cada entrega seja única.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Considere esses pontos no seu onboarding online - Soani Vargas - […] que a equipe de e-Learning treina e a de Comunicação informa, então entendo que esse projeto deve ser desenvolvido…
  2. O Conteudista no Processo de Design Instrucional | Soani Vargas - […] já deve ter ouvido falar sobre o conteudista, um dos atores do processo de Design Instrucional. Mas você sabia…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − seis =