Espaços Adaptativos: Criando um ambiente criativo e inovador no T&D

Neste artigo, eu quero comentar com você sobre o conceito de espaços adaptativos* no contexto do treinamento corporativo.

Promover um espaço adaptativo não tem nada a ver com criar espaço físico ou momentos de discussão, trata-se de promover uma cultura de criatividade, inovação e conexão de pessoas e suas ideias.

Espaços Adaptativos: Criando um ambiente criativo e inovador no T&D
Diverse people with creative inspiration speech bubbles

Como fomentar espaços adaptativos em Treinamento e Desenvolvimento?

Para que essa cultura seja estabelecida é preciso que o dia a dia promova:

descoberta: quando as ideias fluem, sem julgamento e sem barreiras

Trazendo isso para o nosso cenário: precisamos sair das nossas baias, parar de conversar apenas com o colega ao lado e buscar conexão com pessoas de outras áreas, com outros interesses e compartilhar ideias de forma produtiva. CONECTE-SE!

desenvolvimento: discussão e aprimoramento das ideias

Conexões trarão novas ideias e essas ideias devem ser refinadas… e, se forem coerentes com a proposta de valor que o Treinamento entrega para seus clientes, devem seguir adiante.

difusão: comunicação da ideia e percepção de novos inputs

Ter ideias e guardá-las em anotações no moleskine não resolvem nada! É preciso difundir, ouvir opiniões, ajustar…

disrupção: superação dos bloqueios e entraves burocráticos

Implementar ideias ousadas não é fácil nem rápido, você vai enfrentar muitos obstáculos… coisas como: isso nunca deu certo aqui!, isso é loucura!, ninguém nunca fez!, é caro!, vai demorar!… mas se a ideia é boa, você confia, então tem um preço a ser pago.

Olhando para fora do nosso cenário por um instante, pensa nas coisas que os caras do AirBNB ouviram… eu imagino que foi algo mais ou menos assim: aim, imagina que alguém vai abrir sua casa para estranhos… aim, concorrer com hotéis… aim aim aim…

Quantas ideias você tem aí no seu caderninho? Mostra para o mundo!

Como? Deixa eu te contar:

  1. Amplia o olhar! A gente fala muito de mindset e esquece de mudar o lookset… muda a forma como você olha para o seu entorno, busque novos olhares.
  2. Compartilhe suas ideias com amigos… mas amigos mesmo! Aqueles que vão te dar opiniões e sugestões sinceras… e o mais importante: vão discordar de você.
  3. Evite pessoas tóxicas… elas consomem sua energia e te fazem acreditar que nada vale a pena!
  4. Acredite! Defenda! Argumente!
  5. Forme uma rede de pessoas dispostas a ouvir, debater e cooperar no seu trabalho. E se você é gestor, apoie e incentive esse movimento!

* Conceito explorado por Michael J. Arena no livro Adaptive Space, Michael J. Arena.


UPDATE

Publiquei esse texto pela primeira vez em MAR19, mas parece ainda mais necessário agora, em pleno isolamento social, que espaços adaptativos sejam explorados, concorda?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 6 =