Acho realmente curioso a capacidade que temos de traduzir, adaptar e incorporar termos em inglês: a gente starta projeto, freeza o projeto, gourmetiza o trem todo e depois stalkeia geral! Então, gamification virou gamificação que virou Ludificação, por questões que não vêm ao caso aqui.
Claro que para alguns é importante fazer toda essa diferenciação e tal, mas veja… meu nome é Soani, nem sempre as pessoas acertam de primeira, então quando escuto Suellen, Ane, Sonia, tanto faz, eu atendo do mesmo jeito… talvez por isso esse meu desprendimento.
O fato é que tudo quer dizer a mesma coisa, você escolhe como chama!
Ah, vale dizer que também pode ser chamado de game-based learning.
Game e gamificação é a mesma coisa?
Tem fornecedor por aí que vende gamification como game e cobra uma fortuna, porque fazer um game é caro mesmo… mas comprar um game e comprar uma gamificação são coisas bem distintas!
No game não há explicitamente uma motivação de aprendizagem, mas de entretenimento; já na gamificação sim, há um objetivo de aprendizagem e os elementos de jogo estimulam as pessoas na imersão desse processo.
Elementos de jogo no seu e-learning
Os jogos têm elementos que podem, e devem, ser usados na sua estratégia de aprendizagem, veja alguns deles:
– Competição
– Colaboração
– Desafio
O aluno precisa superar um obstáculo, que pode ser solucionado sozinho ou em equipe ou ainda desafiando outro aluno, possibilitando uma aprendizagem colaborativa.
~ Pausa para história verídica, mas adaptada para poupar vergonha alheia
Era uma vez uma empresa que pretendia usar um jogo (não era gamificação, era um game mesmo) para estimular a cooperação e o relacionamento entre equipes que apresentavam um comportamento muito “bairrista”. O jogo escolhido foi Counter Strike, jogo cujo objetivo é eliminar a equipe adversária colocando bombas e fazendo reféns.
Moral da história: não basta ser game, tem que ter objetivo alinhado.
~ Voltamos à programação normal ~
– Feedback instantâneo
Só não vale aquele feedback horroroso do Candy Crush: “Você falhou!”
– Incentivos
Recompensas que podem ser pontuação, badges ou poderes adquiridos ao concluir uma tarefa ou uma fase.
– Níveis ou fases
– Pontuação
– Storytelling
Em geral, há uma história por trás dessa estratégia.
Por que você deveria gamificar alguns conteúdos
Um curso gamificado pode engajar mais, promover flow que é um estado de imersão profunda em que o entorno não importa… sabe quando você está jogando vídeo-game e esquece da vida? Ou quando está lendo um livro com uma história incrível e quase passa a fazer parte dela? Isso é flow!
Estado de Flow
O psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi tem um livro sobre esse tema, resultado de sua pesquisa sobre felicidade, e você pode conferir uma palestra dele aqui.
No gráfico abaixo – que vale para vale para a vida! – você pode conferir as emoções provocadas nos eixos desafio x habilidade:
Sugestões de gamificação
– Avaliação de conhecimento
Seja na avaliação diagnóstica, como um mini-jogo ou na avaliação somativa, como um desafio a ser resolvido por meio de apresentação de cases.
– Tomada de decisão
Você pode propor momentos de reflexão ao longo do curso como se fossem etapas a serem vencidas ou milestones que o aluno deve conquistar um conhecimento para avançar para a próxima etapa.
– Simulação de ambiente real
Alguns ambientes não permitem erro, então você pode recriar esses ambientes (uma usina, um avião, um pátio de trens, uma empilhadeira etc) para que o aluno possa interagir com esse meio em segurança. Certa vez vi um curso que se o aluno saísse ileso daquele ambiente, ele tinha um bônus que permitia refazer o curso, mas na versão zumbi… sensacional!
Passo a passo da gamificação
- Tenha clareza sobre o objetivo de aprendizagem;
- Defina a mecânica de jogo a ser usada
- Você fará alusão a um jogo de tabuleiro, jogo de estratégia…
- Indique se a navegação será linear ou não-linear, por exemplo: ao concluir determinado desafio, o aluno pode pular uma etapa?);
- Determine quais elementos de jogo serão usados;
- Escolha a melhor ferramenta ou fornecedor para a construção do seu curso.
- Você pode contar com ferramentas de autoria ou fornecedores de soluções de treinamento on-line.
- Invista tempo na construção da experiência de aprendizagem.
- Promova o curso e engaje as pessoas.
Faça algum barulho para o lançamento do curso, explique a estratégia, conte como apoio da Comunicação Interna se possível.
- Avalie os resultados.
Sempre!
Cuidado! 🚨
Fique atenta (o) para não se distrair com o jogo e esquecer do conteúdo!
Você tem usado essa estratégia nos seus cursos?
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parabéns, gostei de seu ponto de vista sobre o tópico! Muito interessante, eu trabalho com Hosting e EaD há anos, seu texto foi inspirador mesmo, vou ler mais o seu blog, já tem mais um cadastrado!!
Obrigada, Carlos!
Fico feliz e seja bem-vindo!
Excelente conteúdos 😉
Obrigada, Cris!
Feliz em ter você por aqui!
Olá bom dia onde encontro empresas que fazem Consultoria em Gamificação? Abraço 😀
Sugiro que converse com a Paula Piccolo e o Tiago Eugênio.
Abraço!