Então você analisou conteúdos, desenhou solução, desenvolveu os materiais e agora é a hora de colocar o curso para funcionar. Chegamos ao I: a Implementação com o Modelo ADDIE, ou seja, quando os alunos passarão a interagir com a solução que você criou.
Você como Designer Instrucional pode ter diferentes papéis nesta fase:
– homologar o curso no LMS;
– viabilizar fóruns ou outros recursos de interação aluno x professor;
– coordenar a logística de entrega de materiais de apoio ou de comunicação do curso;
– apoiar a comunicação do curso aos alunos.
Esses papeis podem variar de acordo com o escopo do seu cargo na empresa e com a solução proposta.
Etapas da Implementação de um curso com o Modelo ADDIE
Homologação do curso
Pode ser sua tarefa fazer o upload do pacote SCORM para a plataforma de treinamento, em geral isso não é complicado de fazer. Uma vez feito, você deve testar o curso no ambiente do aluno, checar se tudo está funcionando conforme planejado e se o SCORM está enviando os dados de conclusão do curso. Sem isso, não haverá relatório – que serão insumos para a próxima fase do ADDIE.
Esteja certo de que o aluno tem acesso a todos os recursos necessários, desde o manual de acesso ao LMS (se for o caso) até atualização de plugins em sua máquina.
Recursos de Interação
Garanta que os recursos de interação entre o aluno e o professor, propostos na solução, estejam disponíveis, isso pode acontecer via chat, fórum, FAQ e materiais de apoio acessíveis na Biblioteca Virtual.
Vale ressaltar que, havendo fórum, o instrutor deve ser orientado sobre como fazer tutoria, que vai além de responder dúvidas. Para isso ele deve saber exatamente quais são os objetivos do curso, conhecer o conteúdo, as atividades e a avaliação.
O tutor deve ainda engajar os alunos, promover debates e incentivar a participação ativa no curso. Tudo isso requer técnica e trabalho.
Logística de entrega de materiais
É possível que faça parte de suas atribuições cuidar da logística de entrega de materiais de comunicação ou recursos propostos na estratégia do curso, como: livros de bolso, apostilas ou outros materiais de apoio ao conteúdo.
Comunicação do lançamento do curso
Em geral, o papel de convocar o aluno não é da equipe de e-learning, e sim ou da área de Comunicação Interna ou da própria área de treinamento dona da matéria em questão.
Mas é nosso papel dar o apoio necessário para que essa comunicação seja clara e aderente, fornecendo texto e imagens do curso.
O resultado da implementação é a disponibilização do curso para o aluno, a materialização do que foi idealizado e desenvolvido como solução de aprendizagem.
Ainda não acabou! Confira aqui tudo sobre a última etapa do Modelo ADDIE. Vem comigo!
0 comentários