Objetivo de aprendizagem: 5 dicas sobre como elaborar o seu

Elaborar um bom objetivo de aprendizagem não precisa ser uma tarefa complicada, até porque ele impacta diretamente na eficácia que seu treinamento terá.

Desenvolver um curso requer tempo, energia e dinheiro, certo?

E ninguém tem nada disso sobrando, certo?

Então para gastar esses recursos você precisa ter clareza do porquê desse investimento, sim?

Pois bem, tendo em mente que você precisa encontrar a resposta para essas perguntas, você está perto de encontrar os objetivos de aprendizagem de um curso.

Para que o seu projeto de treinamento seja relevante em termos de capacitação e estratégico em termos de negócio, você precisa definir:

O que é um objetivo de aprendizagem (OA)?

Antes de continuarmos, é importante que você saiba o que é um Objetivo de Aprendizagem. OA é o resultado que se espera daquele treinamento em relação ao ganho de conhecimento.

Um recurso bastante usado para ajudar a determinar um objetivo de aprendizagem é a Taxonomia de Bloom, que apresenta três domínios de aprendizagem: cognitivo, afetivo e psicomotor.

objetivo de aprendizagem taxonomia de bloom: níveis de consciência

A Taxonomia de Bloom rende assunto… e eu gravei um vídeo falando bastante sobre ela aqui ou assista logo abaixo:

Objetivo de desempenho é a mesma coisa?

Aqui, é importante ressaltar que objetivos de aprendizagem é diferente de objetivo de desempenho são coisas diferentes.

Objetivo de desempenho é o resultado que se espera do aluno em termos de ganho de habilidades e atitudes aplicados no posto de trabalho.

Agora que você já sabe o que é, vamos às dicas que vão te ajudar a escrever objetivos de aprendizagem mais eficazes:

Dica 1: Foque no aluno

O objetivo deve ser alcançado pelo aluno, não pelo conteúdo ou pelo instrutor, no caso do curso presencial.

Andrea Filatro, em seu livro Design Instrucional na prática, resume bem isso:

“… `apresentar´, ´demonstrar´, `oferecer´, `mostrar´ ou `ensinar´ determinado conteúdo são objetivos a serem alcançados pelo curso, e não pelo aluno – a menos que se trate de um seminário ou outra estratégia em que o aluno terá de apresentar, demonstrar, ensinar algo.”

Dica 2: Elaboração em conjunto

Os objetivos devem ser elaborados em conjunto com o cliente e com o conteudista (se for o caso), por isso, é importante garantir que há espaço e infraestrutura para que os objetivos sejam alcançados. Isso porque não é incomum que o cliente não perceba o verdadeiro motivo do gap de conhecimento… Treinamento não faz milagre!

Robert F. Mager, em “O que todo chefe deve saber sobre treinamento”, diz que:

“um desempenho bem-sucedido no trabalho requer as quatro condições a seguir – todas elas:

– Habilidade

– Uma oportunidade para atuar

– Auto-eficiência

– Um ambiente de apoio”

Eu concordo, e você?

Dica 3: Técnica SMART

Um objetivo SMART é:

eSpecífico: tem clareza

Mensurável: pode ser medido por meio de números e indicadores

Atingível: é factível e alcançável

Realista: é possível e concreto

Temporal: tem prazo estimado para ser alcançado

Dica 4: Como escrever um OA na prática?

Se posso dizer que há uma fórmula para escrever bons OAs, seria mais ou menos assim:

OA = Q + (a+o)/B + c

#aGaleraDeHumanasPira

Quem + (ação + objetivo)/Taxonomia de Bloom + circunstância = Objetivo de Aprendizagem

Por exemplo:

Designers Instrucionais + serão capazes de elaborar objetivos de aprendizagem mensuráveis + no desenvolvimento de cursos on-line.

E mais:

Deve ser engajador

Estamos falando para adultos, então precisamos mostrar o que ele ganha ao fazer esse treinamento e por qual motivo ele deve concluir esse curso.

Verbos

Os objetivos são expressos por ações indicadas por verbos no infinitivo… para te ajudar na inspiração preparei um PDF com os principais verbos de cada domínio de aprendizagem.

Clique aqui para fazer download.

Dica 5: Avalie os objetivos de aprendizagem

Avaliação de aprendizagem

Objetivos de aprendizagem podem ser medidos nas avaliações e, por isso, é tão importante que os OAs sejam claros para que estejam refletidos na elaboração das questões.

Avaliação de transferência

Objetivos de desempenho devem ser checados no posto de trabalho dos funcionários por meio de observação, por exemplo: job shadow.

KPIs

Lembra que eu disse lá em cima que a área cliente tem que participar da construção dos objetivos? Isso porque assim ela se compromete com a mensuração dos indicadores.

Não dá para falar de objetivo sem pensar no resultado, e mais além ainda daquele que falei no comecinho do post. Quando a gente, designer instrucional, pensa em um curso, precisa pensar no curso em um contexto macro, sabe?

Na última empresa em que trabalhei, os treinamentos on-line eram percebidos pelos funcionários como um dos benefícios da empresa… não havia campanha para isso, era um valor percebido pelo público.

Então, quando você estiver desenhando seu curso considere também o impacto motivacional, no valor social que você está gerando… mesmo que isso não fique explícito lá na tela de Objetivos do Curso, os alunos perceberão 😉

2 Comentários

  1. Margarete Savoio

    Excelente! Eu já elaborei alguns cursos e refiz muitas vezes os objetivos de aprendizagem.
    Conteúdo de fácil compreensão.
    Obrigada por compartilhar.

    Responder
    • Soani Vargas

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