Já está na hora de ir para o próximo nível em termos de gerenciamento da aprendizagem na sua organização? Seja adquirindo um novo sistema ou trocando o que você já tem, ter uma plataforma LMS é um dos pontos mais importantes – e pode ser um dos mais caros – dentro da estratégia de implantação de uma universidade corporativa.
Neste post quero te ajudar a enfrentar esse desafio da maneira menos dolorida possível.
O que é uma Plataforma LMS?
Learning Management System é o sistema que permite criar uma estrutura de treinamento e gerenciar conteúdos, usuários e recursos de comunicação.
Benefícios de uma Plataforma LMS
Acesso 24×7
Os alunos podem acessar os treinamentos on-line a qualquer momento e em qualquer lugar, além de poder retornar ao curso para tirar dúvidas sempre que quiser.
Savings em estrutura de treinamento, acomodações, deslocamentos…
Não há necessidade de tirar o funcionário de seu posto de trabalho para treiná-lo, ele pode realizar o treinamento quando melhor lhe convier (a ele e ao seu gestor).
Equidade e centralização no acesso às informações
Todos receberão a mesma informação, evitando ruídos na comunicação.
Tomada de decisão consistente
Por meio de variados relatórios é possível colher dados fiéis que apoiem tomadas de decisão estratégicas.
Gestão do conhecimento
Compartilhar conhecimento por meio de fóruns, chats e mecanismos de gamificação gera motivação e engajamento entre os funcionários.
Geração de renda
Via um bom LMS você pode vender treinamentos para parceiros que necessitem de conhecimentos de sua indústria. Por exemplo: uma empresa de energia elétrica pode oferecer cursos de trabalho em altura para outras empresas que necessitem desse conhecimento.
O que considerar ao escolher seu LMS?
Antes de contratar um LMS, você precisa se certificar de que a plataforma irá te oferecer algumas ferramentas básicas, como:
Ferramentas de apoio à aprendizagem
- Avaliação
- Conteúdos
- Repositórios
- Glossário
- Suporte à diferentes tipos de treinamento (mobile, social, flipped, presencial, gamificação etc)
Ferramentas de comunicação
- Fórum e chat
- Webconference
- Wiki
- Interface amigável e moderna
- Customização de acordo com o guideline corporativo
- Catálogo de cursos
- Notificações de novos cursos e progresso para o aluno
Ferramentas de gestão
- Administração de usuários
- Administração de perfis e responsabilidades
- Suporte ao aluno
Ferramentas de gestão
- Administração geral
- Relatórios
- Frequência e consistência de melhorias e recursos
- Certificados
Relatório: a principal ferramenta
Uma das principais vantagens de ter um LMS é a possibilidade de medir e gerenciar resultados e progressos. Se você tiver que escolher uma, apenas uma, variável que determine sua escolha, foque nos relatórios.
Esses não podem faltar:
- Progresso do curso (quem concluiu, iniciou, abandonou, não acessou, reprovou etc);
- Data e período de disponibilização do treinamento;
- Último acesso do usuário (onde o aluno parou o curso?);
- Tempo gasto no curso e nas suas atividades (acessou fórum? respondeu avaliação de reação? fez a prova?);
- Cursos ativos e inativos;
- Cursos mais visualizados;
- Respostas das Avaliações de Conhecimento (qual a pergunta com maior percentual de erro?);
- Taxa de evasão (por curso, por tela do curso)
- Relatório por filial;
- Avaliação de reação detalhada;
- Lista de presença.
Agora que já sabe o que é, por que utilizar e o que considerar na escolha de um LMS, você está pronto para buscar por empresas fornecedoras e escolher a que melhor atende às necessidades do seu negócio.
Como eu sei que a contratação de uma plataforma pode ser complicada, preparei um artigo especial para você sobre o processo de compra e requisitos para contratação de um LMS.
Me conta ali nos comentários o que você achou desse post e se ele te ajudou de alguma forma.
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